Este post vai para alguns amigos que ficaram intrigados com a minha idéia de abolir os desodorantes antitranspirantes da minha vida. A receita que eu utilizo foi encontrada no blog da Eco Daisy,uma senhora que mora na França e é aromaterapeuta. Eu diria que o blog dela se dedica a oferecer Soluções Ecológicas para o dia a dia. O mais bacana é que ela explica tudo por video e de uma maneira super fácil e prática.
Antes de dar a receita, vamos esclarecer algumas questões sobre os desodorantes industrializados.
O suor tem uma função homeotérmica (mantém a temperatura do corpo), mas tem função de desintoxicação também.Quando nosso corpo realiza grandes esforços, ele se esquenta e o suor baixa a temperatura. Assim também podemos eliminar as toxinas que vão se acumulando com a poluição e com a alimentação. É simplesmente uma maneira que o corpo tem para se desfazer das coisas que podem lhe causar enfermidades. Então o que acontece quando usamos desodorantes antitranspirantes? Eles tapam um mecanismo natural do corpo. São como "cimento" para nossos poros, para a saída das toxinas, sobretudo na zona das axilas, perto das mamas.
Os desodorantes antitranspirantes atacam o mecanismo natural do corpo, evitando a transpiração, principalmente por meio de sais de alumínio, que impede a transpiração total e, portanto, não há mau cheiro.
Nesse caso, há dois problemas sendo criados:
1- O suor não é eliminado e as substâncias que deveriam ser eliminadas com ele começam a ficar presas nos tecidos em volta da axila, inclusive as mamas.
2- O próprio sal de alumínio que impede a transpiração começa a ser assimilado pela pele e a se acumular nos tecidos junto com as toxinas que não são eliminadas.
Quando o primeiro desodorante antitranspirante foi criado ninguém sabia dos efeitos maléficos do alumínio nos tecidos do corpo humano. Alguns especialistas acreditam que ao longo do tempo, o alumínio junto ao acúmulo de toxinas pode chegar a causar tumores, nódulos e até câncer.
Segundo o INCA (Intituto Nacional de Câncer) e segundo parecer técnico divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não existem até o momento dados significativos na literatura científica que relacionem os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama.
Neste caso, acredito que a principal questão não é se o alumínio contido em antitranspirantes dá câncer ou não. A questão é que o alumínio é um metal pesado e de nenhuma maneira deve estar em nosso organismo!
Usar um desodorante antitranspirante pode deixar você sem mau cheiro por 24 horas, mas vai te deixar 24hs sem eliminar toxinas.
Aí vai a receita do nosso desodorante caseiro:
Ingredientes
- Bicarbonato de Sódio
- Maizena ou Argila Branca
- Óleo Essencial de Menta (para dar a sensação de frescor)
- Óleo Essencial de Lavanda ou outro de sua preferência (para dar aroma)
- Óleo Essencial de Ávore-Do-Chá (poder anti-bacteriano e cicatrizante)
Modo de fazer
Separe um recipiente com tampa para armazenar seu desodorante. O meu é um frasquinho de creme facial de vidro que lavei para reutilizar. Primeiro adicione ao frasquinho 3 colheres de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de maizena. Misture bem com um garfo pequeno. A maizena (ou argila branca) serve para que a mistura tenha aderência à pele, para que não se resvale pelas axilas. Adicione 10 gotas ( essa é a quantidade da receita original. Eu adiciono 7 gotas porque com 10 a sensação de frescor passa a ser de ardência no meu caso) de óleo essencial de menta e misture bem. Depois é só adicionar 5 gotas de lavanda (ou de outra essência de sua preferência) misturando bem e por último 5 gotas de árvore-do-chá. Misture novamente para que as gotas do óleo essencial se desfaçam por completo.
Agora para que o desodorante se fixe bem as axilas devem estar húmidas.
Modo de usar
Para passar o desodorante você primeiro molha as pontas dos dedos para que assim a mistura fique colada neles. Aí é só espalhá-la suavemente pelas axilas.
Comigo está funcionando muito bem! E além disso não mancha:-))
No hay comentarios:
Publicar un comentario